Tratamento

Terapia manual ortopédica

É considerada a grande área, pois engloba várias técnicas manuais, como a quiropraxia, osteopatia, maitland, mobilização, etc. Atualmente existem formações específicas nesta área onde o profissional estuda diversas técnicas em um curso de pós-graduação lato sensu, ou ele pode realizar diversas técnicas na área manual e ter domínio da área e ao se identificar com alguma técnica específica pode realizar cursos para se especializar-se.

São técnicas manuais, sem o uso medicamentoso, baseadas principalmente na anatomia e biomecânica musculo-esquelética. Algumas técnicas tem uma visão mais filosófica como a osteopatia, e outras mais analíticas e científicas como as técnicas de mobilizações teciduais. Mas no geral todas as técnicas têm tentado investir mais em publicações científicas para demonstrar a sua eficácia.

O objetivo principal da terapia manual ortopédica é conseguir a partir de diagnósticos clínicos a partir de testes específicos determinar as possíveis intervenções de tratamento e reestabelecer o equilíbrio entre as estruturas acometidas. Por exemplo, resgatar a mobilidade articular perdida, diminuir a tensão muscular, reequilibrio da tensão agonista-antagonista muscular, diminuir os pontos de compressão vásculo-nervosa e tudo isso para diminuir a sobrecarga e melhorar os sintomas.

Share This