Dores pós síndrome compartimental

Os grupos musculares são divididos anatomicamente por localização, inervação e vascularização, que se assemelham entre si, são alocados no mesmo compartimento.

Dentro de cada compartimento são preenchidos por músculos, vasos e nervos. Após um trauma local ou uma sobrecarga exagerada ou hemorragia e edemas importantes, pode gerar uma inflamação aguda e importante no compartimento, esse aumento de líquidos no local, aumenta muito a pressão interna gerando repercussões neurológicas e vasculares. Nestes casos até mesmo os músculos tensionam (espasmam) pela pressão, inflamação e isquemida tecidual (falta de vascularização). Por isso mesmo após a melhora do quadro clínico (após a cirurgia ou não) o paciente continua sentido algumas sequelas dolorosas.

Existem relatos de síndromes compartimentais pós massagem vigorosa, por isso é importante ter cuidado com o profissional. O tratamento visa diminuir a pressão compartimental, minimizando a tensão das estruturas.

Sintomas: Após o devido cuidado com o ortopedista que pode ser cirúrgico ou não, pode ter sequelas de tensão muscular e sintomas neurológicos (fraqueza, formigamento e dormência) e dores.

Share This