Dor no cotovelo e dor no punho
Geralmente causados por traumas tanto locais quanto quedas amortecidas com as mãos. A articulação pode ser lesada no trauma e isso pode acarretar em uma dor constante por muito tempo, se lesionar a articulação os músculos que se inserem na região podem sofrer por um estímulo nos receptores músculo-tendineos, aumentando o tônus e consequentemente pode gerar dor. Outro fator é o problema neurológico, já que alguns nervos transpassam a região do cotovelo como, por exemplo, o ulnar, um trauma no cotovelo pode acarretar em uma hiperestimulação nervosa, e gerando dores e formigamentos principalmente no antebraço, punho e mão.
Existe a relação com as dores e formigamentos nas mãos e dedos, por que existe um tecido fibroso (túnel do carpo) que envolve os tendões dos flexores dos dedos e do nervo mediano. Ele se insere em alguns ossos do punho, que uma vez lesados com o trauma, podem repercutir no túnel do carpo, gerando a compressão do nervo mediano causando dor e formigamento.
Esses traumas vão gerar muitas vezes dores tanto na região cervical quanto no braço, por que a queda é “amortecida” até as articulações da coluna principalmente cervico-torácica, gerando problemas vertebrais que podem irradiar para o tecido neurológico que inerva o membro superior.
Tipo de dor: Dor ao movimentar-se tanto o cotovelo e o punho quanto o ombro e o pescoço, com ou sem sintomas neurológicos (formigamentos, alteração da sensibilidade).
Tendinites: Um problema cervical pode levar a uma tendinite. Como todas as estruturas do membro superior são inervadas pelos nervos cervicais, alguma alteração cervical com dores na região, pode causar uma pequena irritação dos nervos e levar uma alteração do estímulo neurológico, acometendo músculos e levando a uma tendinite. Problemas articulares também podem levar a tendinites, por que alteram o eixo de contração muscular, uma vez que as musculaturas transpassam as articulações. Essa alteração articular gera um stress muscular e consequentemente aumenta a tensão no tendão. A postura no trabalho também pode influenciar no stress tendíneo.
Tipo de dor: Dor em queimação em todo membro superior, com grande limitação de movimento, pode ser associado a uma dor cervical.
Escolha um dos tópicos abaixo:
- Dores de cabeça
- Cervicalgia (Dor no pescoço) Cervicobraquialgia (Dor no pescoço e braço)
- Dor no ombro
- Bursites
- Capsulite adesiva (ombro congelado)
- Dor no Cotovelo e Dor Punho
- Síndrome do Túnel do Carpo
- Dor na Região torácica (“Meio das costas”)
- Dor no peito (caixa torácica)
- Lombalgia, lombociatalgias e ciáticas (dor lombar ou dor lombar com irradiação na perna)
- Dor no quadril (articulação coxofemoral) ou “bacia”
- Dor no joelho
- Condromalacia patelofemoral (condropatia) no joelho
- Canelite (periostite)
- Dores pós síndrome compartimental
- Dor no tornozelo e pé
- Fascite plantar e Esporão calcâneo
- Neuroma de Morton
- Tendinites
- Hérnias de disco ou hernias discais
- Estresse e as dores
- Descondicionamento, sedentarismo e as dores
Todos os direitos reservados. Reprodução proibida sem a expressa autorização do autor.